Notícias
 
30/08/2018 - 19:07:28
Hábitos da mãe diminuem risco de obesidade do filho, diz estudo
 
 
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, e publicado no British Medical Journal em 4 de julho desse ano, concluiu que filhos de mães com hábitos saudáveis têm chance 75% menor de se tornarem obesos. Durante a análise, os pesquisadores destacaram a importância da figura materna na qualidade de vida da criança.
“O estudo examinou a associação entre um estilo de vida saudável materno geral (caracterizado por um índice de massa corporal saudável, dieta de alta qualidade, exercício regular, não fumar e ingestão leve a moderada de álcool, ou o ideal, sem ingestão de álcool) e o risco de desenvolver obesidade nos filhos. No final, o saldo foi muito impressionante ao analisar como hábitos saudáveis da mãe diminuem tão expressivamente o risco de obesidade nos filhos”, explica a angiologista Dra. Aline Lamaita, médica atuante em Medicina do Estilo de Vida e membro do American College of Lifestyle Medicine.
Para realizar a pesquisa, os cientistas analisaram dados de dois grandes estudos que acompanharam, ao longo de cinco anos, cerca de 17 mil mulheres e seus mais de 24 mil filhos – crianças e adolescentes com idade entre nove e 18 anos. De acordo com o estudo, 1.282 crianças – 5,3% do total – desenvolveram obesidade durante o acompanhamento.
“Esse estudo mostra que as escolhas de estilo de vida das crianças são amplamente influenciadas por suas mães. Outro dado importante do estudo é que, quando as mães e os filhos aderem a um estilo de vida saudável, o risco de desenvolver obesidade cai ainda mais”, afirma a médica, que ressaltou que os fatores do estilo de vida que contribuem para a obesidade infantil incluem o sedentarismo, a falta de atividade física e a ingestão de uma dieta hipercalórica entre as crianças.
A médica, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, também dá algumas dicas para mudança do lifestyle com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, como inserir fibras, controlar o peso, tomar água sempre que possível, descanso e movimento para as pernas, realizar atividades físicas constantes e não fumar em hipótese alguma.
 
Fonte: gazetaesportiva.com

voltar

 

Cirurgia da Obesidade. Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.